Frontpage

Origem do IBP

Em 1971, um grupo de missionários teve como objectivo criar um Instituto Bíblico em Portugal, onde os cristãos pudessem aprender as matérias essenciais da Palavra de Deus, para receberem treinamento em evangelismo e crescimento da Igreja. Unidos por uma mesma causa, a missão, Greater Europe Mission, (GEM) foi também apoiada por alguns pastores nacionais que davam corpo a um sonho de evangelização e ensino, para levarem mais além a Palavra de Deus.

Assim, o conhecimento, a unidade e a cooperação de uns, fez com que outros se juntassem numa mesma visão, para crescerem e sonharem juntos na edificação e crescimento da Igreja de Cristo.

O primeiro projeto, resultado desse trabalho de missão, foi a criação de um programa denominado Educação Bíblica por Extensão, ou seja, a criação de centros de extensão pelo país. Os missionários tiveram a ajuda de alguns pastores nacionais que implementaram o ensino a vários grupos de líderes e jovens e assim juntaram-se ao projeto, com vontade de aprenderem e servirem na obra de Deus.

O homem sonha e a obra nasce! Depois de alguns anos no terreno, em Outubro de 1974, foi criado o Instituto Bíblico Português, (IBP) uma instituição teológica residencial muito perto de Lisboa, no concelho de Loures em Santo Antão do Tojal. Posteriormente, foi formada a Associação Evangélica de Educação (AEE), a entidade legal que incorpora o IBP.

O IBP é uma Associação Religiosa interdenominacional sem fins lucrativos, de base evangélica e conservadora, devidamente legalizada e apelidada de Associação Evangélica de Educação. Esta Associação é constituída por 36 membros, oriundos de diversas denominações evangélicas, geridas por uma Junta Administrativa.

Equipa Ministerial

PROFESSORES INTERNOS

Fabiano.2

Fabiano L. A. Fernandes

Doutoramento em Filosofia com ênfase em Ética Social, Kirby Laing Institute of Christian Ethics, Cambridge, and Open University, UK. BA Hons, em Teologia, London School of Theology/Council for National Academic Awards. Diploma em Estudos Pastorais, London Bible College. Diploma em Estudos Bíblicos, Instituto Baptista de Sofala, Beira, Moçambique.

2016 -1993 - Director-Geral e Professor do Instituto Bíblico Português;
2005 - 2015 - Co-liderança Pastoral na Igreja Baptista do Parque das Nações;
1994 - 2009 - 1º Director Nacional da Missão Cristã Europeia em Portugal;
1993 - 1999 - Co-liderança na plantação da Igreja Baptista do Parque das Nações;
1990 - 1993 - Deão de Alunos do Instituto Bíblico Português;
1988 - 1993 - Missionário da África Inland Mission;
1978 - 1884 - Líder das Igrejas: Baptista da Beira, Baptista Stº António dos Cavaleiros.

 Camlin

Gary Camlin

Mestrado em Novo Testamento pelo Dallas Theological Seminary, EUA. Licenciatura em Ciências com ênfase em estudos bíblicos, Philadelphia College of Bible, EUA. Terra natal: Mt. Laurel, New Jersey, EUA.


2016 - 2005 - Director Adjunto e Professor do Instituto Bíblico Português;
2007 - Director da Faculdade do Instituto Bíblico Português;
1997 - Professor do Instituto Bíblico Português pela Missão EFCA Reach Global;
1982 - 1993 – Foi Pastor na Northwood Hills Bible Church, Dallas, TX, USA.

Fonseca
Nuno Fonseca
Doutoramento e Mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social) pela Universidade de Lisboa. Licenciatura em Matemática Aplicada. Diploma Avançado em Teologia pelo IBP.
Professor do Instituto Bíblico Português
Docente profissionalizado do Ensino Básico e Secundário;
Diácono da Igreja Evangélica das Boas Novas.
Kowalenko-Small

Alex Kowalenko

Mestrado em Artes/Letras com ênfase em Teologia. Mestrado em Divindade.
Diploma em Bíblia e Missões, Sydney Missionary & Bible College, Sydney, Austrália.
Licenciatura em Matemática, University of Newcastle, Austrália.

2006 - Professor do IBP, actualmente a exercer funções;
2004 - Pastor Inglês, na Chinese Methodist Church, Sydney.
1988 - 2001 - Engenheiro de Software. 

 Paulo-Small

Luiz Carlos Moreira

Mestrando em Interpretação Bíblica Aplicada com ênfase em Antigo Testamento, North West University, Potchefstroom, South África. Honours Bachelor of Arts, em 2015 pela North West University, Potchefstroom, South África. Bacharel em Teologia pelo STBPP (Seminário Teológico Batista de Presidente Prudente), São Paulo, Brasil. Curso técnico de Relojoeiro, pelas Escolas Associadas de São Paulo, Brasil.

2018 - 2016 - Missionário transcultural pela Sepal (Servindo Pastores e líderes), Itália e Portugal. 2016 - 2010 - Missionario transcultural pela JMM/CBB (Junta de Missões Mundiais / Convenção Batista Brasileira), Itália.
2016 - 2007 - Plantação de Igreja Cristã Evangélica Batista de Brescia, Itália.
2007 - 2005 - Pastor da Igreja Batista em Primavera, São Paulo - Brasil.
2007 - 2005 - Professor de Teologia Sistemática e Hermenêutica no STBPP (Seminário Teológico Batista de Presidente Prudente), São Paulo - Brasil.
2006 - 1996 - Coordenador do ECC (Encontro de Casais com Cristo), junto com a esposa, na AIBAS (Associação das Igrejas Batistas da Alta Sorocabana), Presidente Prudente, São Paulo - Brasil.
2004 - 1997 - Plantação da Igreja Batista no Parque Cedral, Presidente Prudente, São Paulo - Brasil.

 PauloOliveria.2

Paulo Oliveira

Mestrando em Teologia com ênfase em Interpretação Bíblica Aplicada - Antigo Testamento e BA Honours pela North-West University, Potchefstroom, África do Sul; Licenciatura em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona do Porto; Diploma Avançado em Teologia com especialização em Hebraico e Grego pelo Instituto Bíblico Português (IBP) - Associação Evangélica da Educação.

2014 - Professor no Instituto Bíblico Português

2011 - Investigador na Área das Ciências das Religiões na Universidade Lusófona 

1993 - Pastor da Igreja Evangélica de Guimarães.

 Quintai-Small

Valmor Quintani

Doutorando (PhD) em Leadership in International Theological Education – AWM/Columbia International University. Bacharel em Teologia – Faculdade Teológica de Boa Vista – FATEBOV / Universidade Federal de Roraima. Doutorado em Ministério – Concentração Missão e Crescimento da Igreja - Faculdade Teológica Sul Americana – FTSA. Mestrado em Teologia – Concentração Missiologia - Faculdade Teológica Sul Americana – FTSA. Pós-Graduação Latu Sensu: Especialização em Ensino Química – FURB. Bacharel em Química - Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Licenciado em Química - Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Licenciado em Ciências e Matemática - Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.

2018 - 2009 - Professor do IBP atualmente e apoio a Plantação de Igrejas em Portugal
2009 - 1997 - Diretor e professor do Seminário Teológico as Igrejas Evangélicas Livres – SETIEL
2007 - 2009 - Apoio ao Projeto Brasil 21 – SEPAL, Brasil
2006 - 1993 - Ministério pastoral e de ensino na Igreja Evangélica Livre em Blumenau - IELBlu
2005 - 2003 - Apoio a Plantação de Igrejas em Timbó e Pomerode (SC)
1993 - 1991 - Apoio a Plantação de Igreja em Pelotas (RS)
1990 - 1987 - Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT/FURB) e Professor no curso de Engenharia Química na Universidade Regional de Blumenau (FURB)
1990 - 1986 - Apoio ao ministério pastoral na Igreja Evangélica Livre em Blumenau
1986 - 1984 - Monitor e professor assistente no Departamento de Química – FURB
1982 - 1990 - Professor de Matemática, Ciências e Química no ensino público e privado – Blumenau/SC.

 Samuel.2

Samuel Rodrigues

Mestrando em Interpretação Bíblica Aplicada com ênfase em Antigo Testamento, North West University, Potchefstroom, South África. Pós-graduação em Interpretação Bíblica Aplicada, North West University, Potchefstroom, South África. Licenciado em Diploma Avançado em Bíblia e Teologia, Instituto Bíblico Português, St.º Antão do Tojal, Portugal. Licenciatura em Prótese Dentária, Escola Superior de Saúde Egas Moniz, Monte de Caparica, Portugal. Diploma em Biblical Studies, School of Biblical Studies, European Missionary Fellowship, Guessens, UK. Certificado em 'Seja Um Obreiro aprovado', Instituto Bíblico Português.

2014 - Missionário da European Mission Fellowship
2014 - Membro do Comité Lausanne Portugal
2013 - Pastor assistente na Igreja Evangélica do Alto do Moinho
2013 - Diretor de acampamentos CCI - Centro Cristão Interdenominacional
2013 - Coordenador Nacional do ITBA - Interpretação e Teologia Bíblica Aplicada, IBP.

 Jonathan.pic.2

Jonathan Shoemaker

Mestrado em Teologia, Manchester University e Spurgeon’s College, London, Certificado Pós-graduado, Ministério num Mundo Urbano, University of Aberdeen, Scotland, Mestrado em Divindade, Biola University, Los Angeles e Licenciatura em Estudos de Comunicação, Biola University, Los Angeles.

2018 - 2006 - Missionário com ReachGlobal – EFCA, Líder da equipa missionária, Lisboa, Portugal
2018 - 2016 - Co-liderança na equipa de plantação, Igreja Baptista Vida Nova, Oeiras
2012 - 2009 - Co-liderança na equipa de plantação, Igreja Baptista Alta de Lisboa, Lisboa
2006 - 2000 - Serviço ao Cliente, American Funds Capital Group, Brea, CA
1998 - 2000 - Missionário com CRU (Agape), Cazaquistão.

 HermanusTaute.2

Hermanus Taute

Doutorado em Filosofia na North-West University, Potchefstroom, África do Sul, sobre O Ensino da Exegese do Antigo Testamento em África, com Atenção ao Desenvolvimento das Capacidades de Pensamento Necessárias;
Mestrado em Antigo Testamento sobre A Estrutura, Teologia e Lugar de Jeremias 35 – Estudo Exegético na North-West University, Potchefstroom, África do Sul;
Pós-graduado em Teologia na Universidade de Pretória com a Monografia: Motivos para Respostas de Oração no Quinto Livro dos Salmos;
Licenciatura em Divindade (Teologia) na Universidade de Pretoria;
Licenciatura em Artes/Letras - Hebraico e Psicologia na Universidade Cristã de Potchefstroom (agora North-West University), África do Sul.

Responsável académico do curso de pós-graduação e Mestrado do IBP, em parceria com NWU.
Pastor na Igreja Reformada Evangélica, Massamá, Portugal.

 


 

Professores Externos

Otto Ekk

Mestrado em divindade pelo Mennonite Brethren Biblical Seminary, EUA; Licenciatura em Artes/Letras, California State University at Fresno, EUA;

Trabalhou com jovens no Brasil, 1980-1982; Trabalha em implantação de igrejas, Portugal desde 1989.

Tomé Fernandes

D.Miss. Doutoramento em Missiologia, South Asia Institute of Christian of Advanced Studies (SAIACS), Índia; Pós-Graduação em Projectos Educacionais de Desenvolvimento Curricular, AETAL, Brasil; Mestrado em Missiologia, South Asia Institute of Christian of Advanced Studies (SAIACS), Índia; Bacharel em Teologia, Faculdade Teológica Baptista de S. Paulo, Brasil; Bacharel em Ciências Políticas, Universidade de Delhi, Índia.

Pastor na Convenção Baptista de São Paulo, Brasil, 1981-1991; Magistério Teológico na FTBC-Brasil, 1982-1991; Magistério Teológico na Índia, 1992-2001; Pastor da Igreja Evangélica Baptista de Oeiras e Orientador Estratégico Pastoral da JMM da Convenção Batista Brasileira para a Ásia; Professor no Seminário Teológico Baptista de Queluz, Portugal, 2001-2002; Director-Centros de Estudos â Distância; Professor no IBP desde 2002.

Vítor Mota

Bacharelato em Bíblia e Teologia, IBP-ESETE; Licenciatura em Ensino de Ciências Fisico-Químicas, Universidade de Aveiro; Diploma de Estudos Teológicos no Instituto Bíblico Palavra da Vida, 1989-90.

Professor de Ciências Físico-Químicas do 3º ciclo do Ensino Básico, 1996-presente; presidente da Direcção da Igreja Evangélica Baptista de S. António dos Cavaleiros, desde 2006; professor no IBP desde 2001; coordenador de publicações e relações públicas, 2002-2007.

 

 


Professores Convidados

Gerald Ericson

Doutoramento em Teologia Prática e Mestrado em Teologia-Novo Testamento, Dallas Theological Seminary, EUA; Licenciatura em História, Wheaton College, Illinois; Missionário com GEM, 1972-2011; Professor, Director Académico, e Segundo Director do IBP, 1974-1993; Presidente da Direcção do IBP-AEE, 1994-2011; Presidente e Membro da Direcção de mais cinco escolas bíblicas na Europa e Director Europeu de Treinamento de GEM, 1994-2008; Presentemente é Membro da Direcção de Tyndale Theological Seminary, Amsterdão.

Theron Young

Doutoramento em Filosofia., University of Wisconsin, Madison, EUA; Mestrado em Artes/Letras, University of Wisconsin, Madison, EUA; Mestrado em Artes/Letras, Trinity Evangelical Divinity School, EUA; Licenciatura em Artes/Letras, Miami Christian College, EUA; Diploma, Calvary Bible College, EUA; Diploma, Letourneau College, EUA; professor, IBP desde 1992; Coordenador do Curso de Mestrado desde 1995, Director Administrativo 1998-2005.

Mark Lamport

Doutoramento em Filosofia, Michigan State University, EUA. Tem lecionado em diversas universidades: Arizona, Califórnia, Colorado, Indiana, New York, e Virginia, bem como na Bélgica, Holanda, Inglaterra, Gales, África, Ásia, Austrália e no Instituto Bíblico Português. É autor de 150 publicações, incluindo coeditor da Encyclopedia of Christian Education (3 vols.) e da Encyclopedia of Christianity in the United States (5 vols.).

Samuel Faircloth

Doutoramento em Missiologia Trinity Evangelical Divinity School, School of World Missions, Deerfield, Illinois, USA; Mestrado em Divindade, Eastern Baptist Theological Seminary, Wynnewood, Pennsylvania, USA; Liciencatura em Artes/Letras e Ciências, Wheaton College, Wheaton, Illinois, USA. Missionário Conservative Baptist Foreign Missions Society, Portugal, 1949-1985. Field Presidente, Director Fundador Seminário Teologico Baptista de Leira, Portugal, 1949-1961. Professor, IBP 1977-1985; Fundador da Mocidade para Cristo em Portugal e do Movimento para a Promoção do Evangelismo. Co-presidente no projecto "Cruzade de Billy Graham" em Portugal e no "Here's Life Lisbon" sob a Campus Crusade for Christ.

Steven A. Hardy

Doutoramento em Missologia pela Trinity Theological Divinity School (Trinity International University), Deerfield, Illinois, USA, 1985; Mestrado em Divinadade nos Estudos Bíblicos pela Bethel Theological College (Bethel University), St. Paul, Minnesota, USA, 1976; Liciencatura em Artes/Letras pelo Oberlin College, Oberlin, Ohio, USA, 1971, com especialização em governação/ciência política.

Roy Ciampa

Doutoramento em Filosofia, University of Aberdeen (Aberdeen, Scotland, UK (1996); Mestrado em Divindade, Denver Seminary, Denver, Colorado, USA, 1986; Licienciatura em Artes/Letras com ênfase nos Estudos Bíblicos Gordon College, Wenham, Massachusetts, USA, 1982.


Staff

TerriCamlin.2 Terri Camlin: Coordenadora dos registos académicos e financeiros.
 SusanaFernandes.2 Suzana Fernandes: Coordenadora e Supervisora da Secretaria e Contabilista
 Kowalenko-Small  Alex Kowalenko: Informação Tecnológica.
MoreiraS Sandra Moreira: Cooperadora na equipa do Staff
 Daniel.2 Daniel Fernandes: Coordenador de Conferências e Retiros e Supervisor de manutenção
andrade  Ana Andrade:Colaboradora na Secretaria e apoio na manutenção das instalações

Local de Eventos

Além de ser uma instituição de formação teológica, o IBP também existe para servir a comunidade evangélica de outras formas, nomeadamente, através da utilização do seu espaço para diversos eventos.

Temos serviços, equipamento e instalações ao dispor da comunidade evangélica. O nosso corpo administrativo tem muitos anos de experiência e está pronto para o ajudar no planeamento das suas actividades.

Retiros e Conferências

Onde é que você vai fazer o seu próximo retiro ou conferência?

Deseja um lugar sossegado, com uma linda paisagem, com instalações adequadas para grupos e de fácil acesso à cidade de Lisboa?

Poderá pensar no: Instituto Bíblico Português!

Temos boas infra-estruturas, nomeadamente:

  • Alojamento em apartamentos ou em dormitórios de modo a albergar até 50 pessoas.
  • Duas salas de aulas que podem ser transformadas numa sala de reuniões para mais que 100 pessoas.
  • Equipamento para ensino: quadros, retroprojectores, ecrãs, televisor e leitor de vídeo, fotocopiadora, telefone e fax.
  • Cozinha moderna e completamente equipada para a preparação das refeições (podemos fornecer ajuda no planeamento e na encomenda de alimentos).
  • Refeitório com capacidade para 120 pessoas.
  • Capela pequena e íntima para 60 pessoas.
  • Espaço de convívio à volta da lareira.
  • Maquina de lavar roupa e de lavar louça.
  • Instalações para deficientes: rampas e casa de banho para facilitar o andamento de cadeiras de rodas.

Piqueniques

Temos um lindo jardim sossegado para o seu gozo, com árvores, flores e muita verdura.

A grelha para churrasco, as mesas, e os bancos ao ar livre facilitam a preparação do seu piquenique.

Desporto

O campo desportivo serve para futebol de salão, basquetebol, e outras actividades desportivas. Uma mesa de ping-pong, num salão recreativo, também está ao dispor dos membros do grupo.

Casamentos

Juntando o útil ao agradável, poderá receber os seus convidados neste local equipado e acolhedor. Dispõe de:

  • Sala de reunião para 100 pessoas, com piano.
  • Lindo jardim para tirar fotografias.
  • Refeitório para o "copo de água" que dá para 120 lugares sentados.
  • Cozinha moderna e adequada para preparar a refeição.

Acampamentos

Porque Não? E Que Mais?

Além das actividades já descritas, estamos abertos para aproveitar as instalações do IBP para outras actividades. Utilize a sua imaginação e entre em contacto connosco!

Responsáveis

Daniel Fernandes: Tlm: 915 101 089

Secretaria: -• 2ª - 5ª das 14h00 às 19h00:

Telefone: 21 974 9047

Fax: 21 973 0266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Testemunho dos Estudantes

Estudar no IBP tratou-se de uma experiência gratificante e enriquecedora. Ao estudar nesta escola de referência no meio evangélico, pude aprofundar os meus conhecimentos acerca do carácter de Deus e da missão para a qual Ele nos chama. A aprendizagem deu-se através das várias disciplinas curriculares e também pelo exemplo de vida e consagração que me foi transmitido por professores e colegas.

Pedro Salgueiro, Igreja Evangélica Baptista de Oeiras

Louvo a Deus pela instituição e privilégio de crescer e contribuir com os irmão. O IBP é uma família. Iniciei meus estudos com a intenção de equipar-me para o ministério pastoral. O IBP abriu o entendimento para questões relevantes, como plantação de igreja, missão integral entre outros. Num ambiente familiar e de muita amizade, considero-me um privilegiado por poder fazer parte desta escola. Obrigado IBP.

Cassius Ribeiro, Igreja Evangélica Baptista de Cristo-Rei - Setúbal

Vim para o IBP porque precisava de uma escola; nocturna, doutrinariamente conservadora mas com flexibidade e abertura suficiente; que fosse academicamente fiável, que me preparasse para ministrar não apenas aos nossos crentes mas para ministrar (e profetizar) à sociedade; que me proporcionasse comunhão com a totalidade do corpo de cristo e que me ajudasse a 'abrir horizontes'. 

Jorge Raposo, Assembleia de Deus, Chelas

Vim estudar para o IBP porque senti que o Senhor queria usar-me na Sua obra mas eu não me sentia capacitado, pois havia tanto que aprender ainda sobre Ele.

Admilson Silva, Igreja Baptista de Loures

Estou grato à instituicão pelo esforção pelo esforço de todo o corpo docente no sacrificio das suas vidas familiares de forma a poder oferecer um horário nocturno tornando o curso acessível a todos os interessados, que de outro modo Ihes seria impossível estudar a Bíblia.

Simão Silva, Igreja de Livramento, Chelas

Vim para o IBP-ESETE a fim de me preparar para o ministério missionário e para mostrar aos meus filhos que apesar da idade ainda sou capaz de estudar.

Romana Dias, Igreja Evangélica do Beato, Lisboa

A primeira coisa importante que encontrei aqui foi o ambiente familiar e o amor cristão.

Lídia Ferradeira, Centro Evangelístico Missionário

Do que eu gosto do IBP, à parte das disciplinas, é o companheirismo e amizade de todos.

Mª Elena Ruiz, Igreja Evangélica 'O Caminho' Ermesinde

Tenho como objectivo fazer um ano de formação teológica para poder leccionar EMRE nas escolas públicas consiliando esse ministério com a minha profissão.

Dénise Gama, Igreja Acção Bíblica, Olhão

Eu vim para o IBP porque sentia uma chamada para me preparar melhor para o ministério.

Ismael do Carmo, Igreja Evangélica 'O Caminho' Ermesinde, Ex. Obreiro da REMAR em Espanha e no Brasil

Os meus estudos teológicos iniciais mostraram-me quanto mais preciso de aprender e entender para a minha própria vida e ministério futuro. Facilmente dão-se opiniões que são superficiais e por isso sinto a necessidade da reflexão que um curso mais amplo oferce.

Cristóvão Neto, Igreja Acção Bíblica, Faro

Vida em Comunidade

O aluno participa de um Grupo Pastoral que lhe dá apoio durante o seu período de estudo. Estes grupos visam o trabalho em equipa, onde alunos e professores aprendem uns com os outros, sendo uma experiência muito enriquecedora. Numa dinâmica de práticas com reuniões para convívio espiritual e social, onde o líder tira tempo para conversar, com cada componente do Grupo Pastoral sobre os seus estudos e o Ministério Prático exigido pelo IBP. São também abordadas e contextualizadas outras áreas mais pessoais dos alunos, a sua vida familiar, a sua participação na igreja local e os seus planos para o futuro. Sendo o objectivo fundamental, almejar o crescimento espiritual de todos os intervenientes.

Os cultos na capela são realizados diversas vezes por semana e tem o objectivo de construir a vida espiritual do indivíduo e da comunidade. São também planeados cultos especiais em cada semestre. O testemunho cristão é observado não somente em palavras, mas através de uma vida santa que reflete a presença do Senhor Jesus.

O aluno participa do Ministério Prático e estará a cooperar ativamente numa igreja local, pondo em prática a teoria e aprendizagem adquirida nas aulas.

O IBP promove o seu serviço em prol do Evangelho, através de equipas de alunos e professores que visitam igrejas, acampamentos, etc. Anualmente o IBP celebra o Dia Aberto, onde são convidadas todos os que nos queiram visitar com vista a conhecerem-nos melhor. Para o bem do aluno e da instituição, a participação plena de cada aluno nestes programas é essencial.

Vida Estudantil

As circunstâncias de cada aluno variam, tanto como seus motivos para estudar. Mas o IBP não é uma universidade secular, mas sim uma instituição cristã que visa o preparo de servos de Deus para a obra d'Ele. Uma parte disto consiste em conviver com pessoas de outras igrejas, organizações e denominações que aprendemos a entender e respeitar, atitudes importantes para o futuro da obra de Deus.

Tipos de Alunos

O IBP funciona de segunda a quinta, à noite. Apostamos na flexibilidade com a contínua preocupação de alcançar um maior número de alunos. Estes podem ser de tempo inteiro ou de tempo parcial. Contudo, aconselhamos sempre os candidatos a optarem pelo tempo inteiro, visto que a experiência nos diz que é necessária muita disciplina e persistência para estudar a tempo parcial, o que inevitavelmente prolonga a duração dos programas por muitos anos, aumentando também os custos.

Um aluno pode ser interno ou externo. É óbvio que sendo interno ele usufrui das boas condições de habitabilidade, de comunhão cristã, bem como da biblioteca que reune uma adequada colecção de livros teológicos. Sendo externo, estamos localizados junto a excelentes acessos rodoviários, mas o desgaste de tempo e de energias que as nossas estradas nos consomem é um factor a pesar nas decisões se for uma possibilidade optar por ser aluno interno.