Informações Académicas
Um aluno que estuda a tempo integral normalmente terá aulas três noites por semana e uma tarde. Mas, por vezes, pode ser necessário ter as aulas quatro noites por semana. Estudar a tempo integral é um investimento substancial e um aluno em média normalmente gastará cerca de 40 horas por semana. Mais uma vez, as horas contemplarão o tempo dispêndio quer dentro da sala de aula, quer fora da mesma, nos variados trabalhos propostos e desenvolvidos. Se não for possível estudar a tempo integral, é possível também realizar apenas algumas disciplinas por semestre. Assim, inevitavelmente, o tempo necessário para completar um programa irá prolongar-se.
Custos
Em relação aos custos, se um aluno estudar a tempo integral, o valor total é aproximadamente 540 euros por semestre (1.080 euros por ano lectivo). Se o aluno fizer somente algumas disciplinas, o valor será ajustado ao número de unidades de crédito envolvido no total. Relativamente aos custos de alojamento, o valor é de 220 euros por mês (durante 10 meses). Neste valor não estão inseridas as refeições, que serão custeadas pelos alunos, sendo que o IBP dispõe de uma cozinha onde os alunos podem usufruir para preparar as suas próprias refeições. Para mais informações em relação aos custos, pode consultar o preçário do IBP.
Admissão
Finalmente, relativamente ao processo de admissão, este iniciar-se-á com o preenchimento do boletim de matrícula. O aluno prospectivo pode enviar o boletim por correio normal, e-mail ou fax. Depois de recebermos o boletim de matrícula devidamente preenchido, alguns elementos do corpo docente irão fazer uma avaliação inicial. Se acharmos que o candidato tem as condições para entrar num dos nossos cursos de estudo, será marcada uma entrevista. Depois, se tudo estiver em ordem, iremos entrar em contacto, mais uma vez com o candidato, indicando então a decisão final do comité de admissões. O processo, devido à sua natureza, requer algum tempo para que possa ser finalizado. Por isso, pede-se a devolução do boletim de matrícula, pelo menos, um mês antes do começo do semestre, para que o processo de admissão possa decorrer adequadamente.