Origem do IBP
Em 1971, um grupo de missionários teve como objectivo criar um Instituto Bíblico em Portugal, onde os cristãos pudessem aprender as matérias essenciais da Palavra de Deus, para receberem treinamento em evangelismo e crescimento da Igreja. Unidos por uma mesma causa, a missão, Greater Europe Mission, (GEM) foi também apoiada por alguns pastores nacionais que davam corpo a um sonho de evangelização e ensino, para levarem mais além a Palavra de Deus.
Assim, o conhecimento, a unidade e a cooperação de uns, fez com que outros se juntassem numa mesma visão, para crescerem e sonharem juntos na edificação e crescimento da Igreja de Cristo.
O primeiro projeto, resultado desse trabalho de missão, foi a criação de um programa denominado Educação Bíblica por Extensão, ou seja, a criação de centros de extensão pelo país. Os missionários tiveram a ajuda de alguns pastores nacionais que implementaram o ensino a vários grupos de líderes e jovens e assim juntaram-se ao projeto, com vontade de aprenderem e servirem na obra de Deus.
O homem sonha e a obra nasce! Depois de alguns anos no terreno, em Outubro de 1974, foi criado o Instituto Bíblico Português, (IBP) uma instituição teológica residencial muito perto de Lisboa, no concelho de Loures em Santo Antão do Tojal. Posteriormente, foi formada a Associação Evangélica de Educação (AEE), a entidade legal que incorpora o IBP.
O IBP é uma Associação Religiosa interdenominacional sem fins lucrativos, de base evangélica e conservadora, devidamente legalizada e apelidada de Associação Evangélica de Educação. Esta Associação é constituída por 36 membros, oriundos de diversas denominações evangélicas, geridas por uma Junta Administrativa.